sábado, 26 de junho de 2010

FCTEWEB - TAREFA 1



Título da tarefa: Elaborando uma atividade educacional

1) Atividade educacional

> Tema: “Lendo e Produzindo histórias virtualmente.”

> Objetivos:

Motivar nos alunos a leitura virtual de textos e imagens;
Promover a produção de textos a partir de reescrita de textos e leitura de imagens;


> Público alvo:
5° ano

> Ferramenta da web utilizada:

Google site


> Metodologia de aplicação:



A partir do acesso ao site http://sites.google.com/site/tecnologiaeaprendizagem/, os alunos irão reescrever contos e fábulas já conhecidos, modernizando-os. Trabalharemos, também, o uso de imagens, levando os alunos a escrever textos a partir de imagens.

No primeiro momento, os alunos irão reescrever textos de maneira coletiva, isto é, cada grupo de alunos irá produzir os textos a partir de uma temática, parágrafo ou título de história.

No segundo momento, os grupos irão cria suas próprias histórias por meio de imagens.


> Forma de avaliação:


A avaliação será feita em todo processo de execução da atividade.


> Cronograma:

Data de início da atividade: 10/05/2010
Data de termino: 10/11/2010

> Material de apoio:

http://sitededicas.uol.com.br/cfab.htm
http://www.contandohistoria.com/fabulas.htm
http://www.brasilescola.com/redacao/

sábado, 12 de junho de 2010

Síntese reflexiva sobre o uso do blog

Introdução:

O uso do blog nas escolas pode contribuir para o aprendizado dos alunos na medida em que é usado de maneira adequada e não apenas como recurso ilustrativo, sendo vantajoso utilizá-lo nas atividades propostas, pois permitirá um avanço na construção do conhecimento.

Desenvolvimento:

As vantagens do uso blog em atividades educacionais estão relacionadas à participação dos alunos, na maioria das vezes, por meio da troca de ideias e opiniões sobre determinado assunto, favorecendo, de certa forma, a produção da escrita e publicação de trabalhos e textos escolares, assim como, revisão e reescrita de textos, permitindo, assim, que haja um envolvimento entre uma disciplina ou, até mesmo, várias disciplinas, proporcionando, também, a pesquisa exploratória e investigativa proposta pelo professor.

As desvantagens do blog estão ligadas à falta de conhecimento sobre tal ferramenta e, neste caso, acaba sendo usado como recurso ilustrativo. A falta de objetivo na utilização desta ferramenta acaba não contribuindo para o aprendizado, deixando professor de fazer o acompanhamento do processo das atividades desenvolvidas.

Conclusão:

Diante do exposto, o professor, mediador do processo de conhecimento, precisa saber intervir nas atividades desenvolvidas no blog para que o aluno seja autônomo na construção do seu aprendizado.

É preciso que o professor elabore uma atividade com objetivos e estratégias que venham motivar a participação de todos, assim como, desenvolverem o aprendizado.

Não adianta o docente usar esse recurso apenas por que está em “moda” ou por que os alunos já têm conhecimento dessa ferramenta, faz-se necessário um comprometimento com o aprendizado e um planejamento das atividades propostas para que de fato haja aprendizado.


Referências bibliográficas:

MANTOVANI, Ana Margô. Blogs na Educação: Construindo Novos Espaços de
Autoria na Prática Pedagógica. UNILASALLE – Centro Universitário La Salle.

Disponível em:

http://extensao.cecierj.edu.br/saladeaula/file.php/104/Semana4a/Textos_apoio/Blogs_na_Educacao_-_Construindo_novos_espacos_de_autoria.pdf. Acesso em 05 de Junho de 2010.


BOEIRA, Adriana Ferreira. Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas.

Disponível em:

http://extensao.cecierj.edu.br/saladeaula/file.php/104/Semana4a/Textos_apoio/Blogs_na_Educacao_-_Construindo_novos_espacos_de_autoria.pdf. Acesso em 07 de Junho de 2010.